saiba mais continuar O site da Yoga Sónia Andrade faz uso de Cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.
Yoga, Massagem Ayurvédica
e Estilo de Vida Saudável

Escrita Criativa

A necessidade de expressão é fundamental, intrínseca ao ser humano e quando não atendida, fonte de dor, sofrimento, doença. Os sentimentos, emoções, pensamentos são complexos e nem sempre os sabemos definir, conceitualizar, explicar e isso traz consigo inquietação. Por outro lado, aprendemos desde cedo a reprimir, conter, controlar, camuflar como mecanismo de protecção e defesa para não entrar em contacto com um conhecimento mais profundo de si, assumindo uma autorresponsabilização que conduz à maturidade emocional e naturalmente à perceção de causa e efeito de situações, circunstâncias. Aprender a auto observar-se e expressar-se, conduz o individuo para relações mais harmoniosas e pacificas com pessoas, meio ambiente, encontrando espaço para si mesmo diante de toda a diversidade e dinâmica externa.

A escrita criativa é uma ferramenta de apoio ao processo de expressão, processamento emocional e compreensão dos mecanismos da mente. Quando nos colocamos observadores do universo interno que nos habita e através dele nos inspiramos a contá-lo, naturalmente se manifesta a beleza de palavras que compõem uma história, narrativa, poesia, reflexão, pensamento solto, etc.

Diz-me a experiência pessoal que dentro de todo o coração humano mora um poeta que usa a sensibilidade para realizar a arte que transforma, inspira e nutre.

Abrir o coração e expressá-lo é dos processos mais ricos e belos e oferecer-se esse espaço, a maior declaração de amor.

São inúmeros os benefícios da escrita criativa. Ela ajuda num processo de libertação e compreensão dos estados emocionais, promove a capacidade de criar, produzir, realizar. Oferece uma limpeza, purificação à mente. Estimula o cérebro. Promove um estado de relaxamento, contemplação. Acomoda, ampara, processa as emoções. Nutre o corpo a mente devido aos diversos factores químicos que se processam com a escrita. Estimula a aprendizagem de vocabulário, o gosto por sentar, escrever. Desperta o potencial interno de todo o individuo. Ajuda num processo de estruturação mental e numa reeducação comportamental. Estimula a capacidade de comunicar, interagir, empatizar.

As sessões são em grupo ou particulares e abertas ao público adulto e infantil. A duração é de aproximadamente 1h15. As sessões são planeadas tendo em conta 3 momentos. O primeiro de preparação, concentração, escuta interna, o segundo de processo criativo e o terceiro de integração da experiência.

As sessões devem ser agendadas com uma semana de antecedência. Podem ser realizadas indoor e outdoor.

Promovemos ainda a iniciativa junto de outras instituições que se interessem pela temática.

Desenvolvemos planos de actuação tendo em conta os mais diversificados contextos e necessidades.