A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/yogasoni/public_html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Sónia Andrade - Yoga e Massagem Ayurvédica em Coimbra
Yoga, Massagem Ayurvédica
e Estilo de Vida Saudável
 

Yoga

O que é Yoga?

Yoga é uma palavra que deriva da raiz sânscrita yuj que significa junção, união, comunhão, integração. Mas, unir e integrar como, o quê?

Podemos observar no nosso dia-a-dia como nos encontramos desconectados com os nossos sentimentos, emoções, necessidades e como isso se traduz num conflito interno capaz de nos levar às maiores inimizades com nós mesmos, mundo, pessoas. Vivemos identificados com padrões de pensamentos, desejos, remoendo o passado, expectando um futuro, perdendo a oportunidade de nos encontrar no presente, libertos, plenos, inteiros e felizes. É a ausência de clareza, entendimento, objectividade, sensibilidade que nos rouba a paz, a harmonia e nos faz acreditar que amanhã serei feliz, amanhã descobrirei o amor que ontem não conheci. Felicidade e amor são a nossa natureza camuflada por ignorância, ausência de conhecimento.

Então, descobrir essa realidade é igualmente descobrir a realidade de todo o Universo e entender que têm a mesma natureza. Haverá então uma consciência divina, uma união divina.

Yoga também reflecte o meio, o veiculo para esse entendimento, munindo o individuo de disciplinas e ferramentas que o preparem e conduzam ao autoconhecimento. Daí as práticas de ásanas, pranayamas, meditação, yamas, niyamas, que acompanhadas de um método de estudo, de um meio de conhecimento como o vedanta, levarão o individuo ao reconhecimento do ser livre e feliz sempre presente.

 

Porquê praticar yoga?

Efectivamente, praticar yoga, seja numa sala meditanto, fazendo ásanas, pranayamas, seja no dia-a-dia cultivando uma atitude de equanimidade, de reflexão, atenção, responsabilidade pelas suas acções, sentimentos, emoções, contribuindo para o bem comum, reflectir-se-á em qualidade de vida. Todas as disciplinas têm uma componente terapêutica que se traduz em saúde física, equilíbrio mental e emocional. Certamente estará mais hábil para lidar com limitações, desafios, obstáculos. Mais apto a relacionar-me consigo mesmo e demais. E óbvio que isso tem um impacto muito positivo nas nossas acções, escolhas e decisões.

Praticar yoga é dar-se a oportunidade de viver uma vida de que gostaria, profundamente, viver.

Como?

É importante encontrar um professor e método que o ajude a experienciar as técnicas e disciplinas, mantendo-o em contacto com o propósito do Yoga.

Normalmente são realizadas aulas em grupo, individuais e particulares, satsangas, workshops, palestras e retiros.

Com quem trabalho?

Com todos os interessados pela busca do ser simples, livre, espontâneo e feliz que já É.

Trabalho com aulas particulares, aulas ao domicílio, aulas de grupo, personalizadas para grávidas, seniores, crianças, adolescentes, adultos.